top of page
Foto do escritorBeto Conde

Celebrando o Dia Mundial do Rock: Conheça 13 Bandas Brasileiras que Lançaram Material entre Janeiro e Julho de 2024

Para celebrar o Dia Mundial do Rock, destacamos 13 bandas brasileiras que lançaram novos materiais entre janeiro e julho de 2024. Essas bandas, com suas diferentes vertentes e estilos dentro do rock e metal, estão contribuindo significativamente para a cena musical nacional. De lançamentos intensos a produções cinematográficas, cada banda traz algo único e poderoso. Confira a seguir um resumo das novidades dessas bandas que estão movimentando o cenário do rock/metal brasileiro.




01 - Shock Hazard - "Hellfire" [Album]


A banda paraense Shock Hazard foi criada em novembro de 2022 por Beto Conde (guitarra) e Dipaula Machado (vocais). Eles logo recrutaram Wyll Christopher (guitarra), Arthur Nunes (baixo) e Marcelo Santos (bateria).


O processo de gravação do álbum "Hellfire" foi repleto de dificuldades, desde questões técnicas até o desafio de gravar na casa de Beto Conde. Lançado em 31 de maio de 2024, "Hellfire" já se destaca como um dos grandes discos de metal nacional recente, superando todas as expectativas com sua potência sonora e autenticidade.



02 - Auro Control - "The Harp" [Álbum]


O álbum de estreia da banda baiana de Prog/Power Metal veio cercado de grandes expectativas, também pudera, o disco conta com as participações de ninguém menos que Felipe Andreoli, Aquiles Priester, Jeff Scott Soto, Fabio Laguna e Thiago Bianchi. Além disso, sua distribuição mundial se deu através de gravadoras do Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, fato absolutamente difícil de se conseguir hoje em dia.


Mas tudo isso não bastaria se o disco não correspondesse às expectativas, e "The Harp" consegue ir além delas, nos entregando um dos grandes discos do Metal Nacional - quiçá do Metal mundial - nos últimos anos. Um álbum de uma sonoridade ímpar, de técnica estonteante e de um bom gosto incomparável.



03 - Dagor Sorhdeam - "Remnants" [Álbum]


Dando sequência aos eventos catastróficos narrados em seu álbum anterior, a banda paulista de Power Metal, Dagor Sorhdeam, chega ao seu terceiro álbum de estúdio nos apresentando seu trabalho mais sólido e empolgante. "Remnants" nos leva por uma jornada através de um mundo distópico, carregado pela potência de sua sonoridade grandiosa e épica, onde cada faixa é uma peça fundamental na construção deste universo impressionante. Um álbum imperdível, especialmente para quem gosta de discos conceituais.



04 - David Sue - "Johnny Stone" [Single]


David Sue é uma das vozes mais ativas do Rock brasileiro na atualidade, sempre mostrando-se incansável em criar e promover seu trabalho com o máximo de afinco e com uma preocupação artística ao mesmo tempo plural e profissional. Cada música de David é um pedacinho de seu universo e um reflexo de sua alma, carregando toda sua verdade de uma forma sensível e encantadora. "Johnny Stone", a música mais longa de sua carreira solo até o momento é uma amostra incontestável de seu talento.



05 - Innocence Lost - "Oblivion" [Álbum]


Cada vez mais presentes no cenário do Rock e do Heavy Metal, as mulheres conquistaram seu espaço à duras penas, mas com muita garra e talento. Do Rock ao Metal Extremo, nas vozes ou nos instrumentos, a pluralidade de suas presenças traz uma nova dimensão de possibilidades ao gênero. No caso da Innocence Lost, da vocalista Mari Torres, o que encontramos no disco de estreia da banda, "Oblivion", é o equilíbrio perfeito entre técnica e feeling, com composições que ao mesmo tempo espantam por sua complexidade, comovem por sua beleza.



06 - Júpiter Strike - "Velocidade x Tempo" [Álbum]


Não poderíamos deixar de fora da nossa lista o bom e velho Rock and Roll, ainda mais cantado em português. Foi esse tipo de som que abriu muitas portas para o Rock em nosso país e que atravessa gerações, fazendo-se presente e absolutamente relevante até os dias de hoje. Em "Velocidade x Tempo", álbum de estreia da banda carioca, Júpiter Strike, o que encontramos é um encontro entre o passado, o presente e o futuro do Rock, em uma verdadeira aula de como divertir, entreter, emocionar e contagiar através da música.



07 - Encantarya - Sonatas no Reino do Eco [Álbum]


"A Encantarya é uma banda de Gothic Metal Amazônico formada em 2019. A proposta inicial sempre foi de possuir na sua formação dois vocalistas, a voz feminina utilizaria o canto Lírico e a voz masculina seria mais voltada para o gutural, porém algumas músicas não funcionaram e esse projeto foi deixado de lado. A Banda começou com o Tecladista Fabio Iasir e a Vocalista Lady Gisa, depois se juntou ao grupo o baterista Augusto “Guto” Cesar, esses três estão na banda desde o início, depois de algumas mudanças de formação a Banda se estabilizou com o Fause Pereira na Guitarra, Wanderson Souza no Baixo e Vocais e por fim se juntou a Banda o Vocalista Léo Rodrigues, foi essa formação que gravou o Álbum Sonatas no Reino do Eco lançado dia 15 de junho de 2024.


A Encantarya incorpora diversas influências musicais, que incluem bandas de Gothic Metal como Theater of Tragedy e Tristania, do Metal sinfônico como Nightwish e After Forever e de Doom Metal como Paradise Lost e Candlemass, a proposta é fundir essas influências de fora com o sons regionais Amazônicos, um exemplo é a faixa “The Tempter” que conseguiu fundir o Doom Metal com o Lundu. A maioria das músicas da Encantarya são em inglês, visando alcançar o mercado internacional. Contudo, o álbum inclui uma faixa em português, intitulada "Sonatas no Reino do Eco", que encerra o disco. A banda pretende aumentar gradualmente o número de faixas em português e assim valorizar nossa língua.

Dia 12 de junho de 2024 sairá o Clip para a música “ The Red River” cuja a letra ressalta a cultura Paraense.


08 - Lugubra - "Flores e Pedras" [Álbum]


Criar composições em português, um idioma tão complexo e cheio de armadilhas, não é tarefa para poucos. Fazer isso e o resultado ser de absoluto bom gosto, então: Tarefa louvável! É isso que a banda baiana Lugubra nos entrega em seu álbum de estreia, "Flores e Pedras", um disco de realmente bom de ouvir, carregado da maturidade e diversidade da experiência de seus integrantes, que souberam criar uma sonoridade pesada, densa, mas ainda assim, cheia de nuances que devem ser contempladas com atenção. Um disco para ser ouvido "de cabo à rabo", e repetir a dose.



09 - Matakabra - "Corpo Fechado" [Single]


Os recifenses do Matakabra vem construindo uma das trajetórias mais sólidas da música extrema no nordeste, tornando-se notáveis não somente por suas composições complexas, profundas e de um peso estonteante, mas também por sua mensagem carregada de propósito. A mistura de elementos de Deathcore, Djent, Groove, além de ritmos brasileiros e africanos, imprime à sonoridade da banda uma proposta absolutamente incomparável. "Corpo Fechado", seu single mais recente, talvez seja a melhor forma de conhecer o trabalho da banda, seja através de sua música ou do videoclipe grandioso que a acompanha.



10 - Neperian - "The Laws of Dynamics" [Álbum]


Contar uma história através de um álbum é algo que vem se tornando cada vez mais comum no Metal, mas ainda assim, a banda de Prog Metal, Neperian, conseguiu inovar, tanto na complexidade da temática abordada, quanto de suas composições por si só. "The Laws of Dynamics" é um verdadeiro mergulho através da vastidão cósmica dos universos da obra de Carl Sagan, o que por si só já denuncia a grandiosidade do disco, mas que ainda não torna possível alcançarmos apenas com a imaginação a profundidade da obra aqui apresentada. Sua audição merece uma contemplação plena, completamente desconectada do resto do mundo, para uma imersão absoluta.



11 - Not A Color - "Not A Color" [Álbum]


O Rock Alternativo alcançou o mainstream e desde então inúmeros artistas se perderam tentando se reencontrar, ou tentando conquistar o mundo com composições desprovidas de propósito e conexão com os ouvintes. Ainda assim, mergulhando no underground, podemos encontrar verdadeiras pérolas, onde os números não refletem a qualidade artística e a capacidade dos músicos de criar músicas que nos emocionam pelo simples fato de serem absurdamente boas. "Not a Color", o álbum de estreia da banda de mesmo nome, é um desses exemplos: uma aula de como fazer boa música!



12 - Storia - "Revenant - The Silver Age" [EP]


A Storia virou assunto antes mesmo de ter qualquer música lançada, afinal, seria a banda que acompanharia a turnê de Edu Falaschi e Noturnall que vem rasgando o Brasil ao meio. O resultado poderia desapontar àqueles que criaram muitas expectativas em cima do que estava por vir, mas apesar de muito jovens, os músicos não decepcionaram, e apresentaram em seu EP de estreia, "Revenant - The Silver Age", uma das obras mais legais do Power Metal nacional nos últimos anos. Um trabalho que consegue ser profundo e absolutamente complexo, mas também divertido e encantador.



13 - Beto Lani - Release [Single]


Beto Lani, guitarrista mineiro, tem lançado diversos trabalhos musicais, incluindo o EP ao vivo "Live At Demo-Tape – BH" com uma faixa inédita. Ele também lançou o álbum "Beyond Chaos and Unknown", destacando versões alternativas de suas músicas anteriores. Lani é conhecido por sua produtividade, lançando singles como "Bright and Shiny Surface" e "Inside". Seu trabalho aborda temas diversos e ele participa de festivais e eventos musicais, promovendo a música autoral e colaborando com outros artistas.


Além disso, Lani lançou o single "Release" exclusivamente para o Make Music Day, um evento global que celebra a música em mais de 120 países no dia 21 de junho, coincidindo com o solstício de verão no hemisfério norte. Gravado no Estúdio Vila em Belo Horizonte, o single foi produzido por Rodrigo Unno e conta com Samuel Chacon no baixo e Bruno Souza na bateria. Lani destaca a mensagem de liberdade e autenticidade na música.





Fonte: Beto Conde e Hell Yeah Music Company

106 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page