Desde que o Sepultura abriu as portas do Metal brasileiro para o mundo, inúmeras bandas talentosas têm buscado objetivos semelhantes. Embora muitas delas não alcancem o mesmo reconhecimento da maior banda brasileira de todos os tempos, não ficam atrás em qualidade de composição e musicalidade.
Cerca de 40 anos após a fundação do Sepultura, diversas bandas continuam a explorar as vertentes mais extremas do Metal em território brasileiro, com o Thrash Metal se destacando como uma das correntes mais populares entre os subgêneros do Heavy Metal no país. Nesta matéria, selecionamos cinco representantes de um cenário nacional cheio de bandas excelentes para evidenciar a força e a relevância do Thrash Metal brasileiro na atualidade.
Nervosa
Fundação: 2010
Formação Atual: Prika Amaral, Helena Kotina, Hel Pyre e Gabriela Abud
Indicado para quem curte: Destruction e Kreator
A Nervosa é provavelmente a banda mais relevante do Thrash Metal Nacional na atualidade, destacando-se pela qualidade de sua música, mas também pelo impacto significativo que exercem na cena global. Com um reconhecimento internacional crescente, suas integrantes, todas mulheres, quebram estereótipos e abrem espaço para a representatividade feminina no gênero, desafiando preconceitos e inspirando uma nova geração de artistas mulheres nas vertentes mais pesadas do Metal.
The Mist
Fundação: 1989
Formação Atual: Vladimir Korg, Wesley Ribeiro, Riccardo Linassi e Thiago Oliveira
Indicado para quem curte: Sepultura, Dark Angel e Slayer
O The Mist é uma verdadeira entidade do Thrash Metal Nacional formada a partir da separação das não menos clássicas Mayhem e Chakal, sendo um dos nomes mais importantes do gênero no país, que por justiça deveria ter quase o mesmo tamanho que o Sepultura internacionalmente.
Violator
Fundação: 2002
Formação Atual: Pedro "Poney Ret" Arcanjo, Capaça, Batera e Marcio Cambito
Indicado para quem curte: Anthrax, Municipal Waste e Forbidden
O Violator é, indiscutivelmente, uma das melhores bandas de Thrash Metal que este mundo já conheceu. Embora o grupo não tenha alcançado a mesma notoriedade internacional que alguns gigantes do gênero, como os oriundos da Bay Area, isso se deve mais a questões geográficas do que a qualquer falta de qualidade, afinal, seu som é muito mais avassalador do que muitas das bandas consagradas do gênero. Violator é sinônimo de Thrash no Brasil!
Blackning
Fundação: 2013
Formação Atual: Cléber Orsioli, Zozi Fernando, Marcos Cerutti e Renan Pigmew
Indicado para quem curte: Exodus, Testament e Pantera
Mesmo com mais de uma década de estrada, a Blackning é uma das bandas que melhor representa a atual geração do Thrash Metal no Brasil, levando o nome do nosso país para fora em suas turnês e lançamentos por gravadoras internacionais, fazendo bonito com composições poderosas e mensagens precisas sobre os problemas do nosso tempo.
Royal Rage
Fundação: 2017
Formação Atual: Pedro Ferreira, Airton da Cruz, Sol Perez e Thiago Rodrigues
Indicado para quem curte: Metallica e Megadeth
A mais jovem entre nossas indicações, apesar da experiência de seus integrantes, a banda curitibana Royal Rage traz uma combinação de old school e metal contemporâneo, unindo a energia crua das raízes do gênero com produções mais sofisticadas e composições elaboradas.
Fonte: Hell Yeah Music Company
Comments