top of page
Foto do escritorBeto Conde

Conhaça Ubayah!

“As músicas de Ubayah são despretensiosas e marcadas pela espontaneidade, vindo diretamente da alma. Elas refletem os sentimentos e o estado de espírito do autor no momento da criação, emanando de um caldeirão de vivências e referências. Nada foi pré-concebido ou planejado; as canções são entregues ao ouvinte praticamente como vieram ao mundo, apenas lapidadas a partir de seu estado bruto. Não há preocupação com virtuosismos ou erudições; é um rock direto e simples. Ubayah não busca causar, chocar ou impressionar, mas apenas se expressar. Nessa manifestação tão genuína, acredita conectar-se com a audiência, pois expressa sentimentos humanos, inerentes a todos.”

 


Biografia

"O início da trajetória musical de Ubayah remonta ao final dos anos 90, com a banda de música autoral Herbert Richardz. Na época, os integrantes da banda cover do The Doors, “The Windows”, Bayard e Lê Batista, se reuniram com alguns amigos para tocar composições próprias. As influências eram diversas, mas o som que emergia das sessões de ensaios improvisados em uma garagem era um rock direto e sem firulas, semelhante ao de bandas como Pixies, Sonic Youth, Dinosaur Jr., Smashing Pumpkins,  Nirvana, mas com um DNA próprio, num ao paralelo movimento antoprofágico de 1920 da literatura brasileira. 



Após alguns ensaios promissores, o projeto foi interrompido devido à mudança de Lê Batista para os EUA. Ficando no Brasil, Bayard ainda tentou algumas formações, mas sem a parceria, a coisa não vingou. Mesmo após o retorno de Batista, questões familiares, profissionais e de saúde mantiveram o sonho em segundo plano, apesar de algumas tentativas de reunião.



Em 2018, com suas vidas mais estabilizadas e ambos residindo em Vitória-ES, o projeto que parecia que se tornaria somente uma banda imaginária, foi retomado. Muita coisa mudou desde aqueles primeiros ensaios, mas a essência ainda estava lá. No entanto, o dia a dia novamente se mostrou desafiador, e a banda seguiu aos trancos e barrancos, com idas e vindas, alguns shows pelo circuito de pubs da Grande Vitória e tentativas frustradas de gravar um álbum.


Rendendo-se à realidade, Bayard e Lê Batista desfizeram a banda, acreditando que, investindo em produzir suas próprias músicas ao seu próprio tempo, teriam mais chances de deixá-las registradas para a posteridade e à apreciação de quem eventualmente se interessasse. Neste contexto, Bayard, sob o codinome de Ubayah, lança em setembro de 2024 sua primeira gravação nas plataformas de streaming musical, “Eu não ligo”, produzida por Felipe Gama no estúdio Gama Soundz.


A meta é lançar mais dois singles ainda neste ano de 2024, no que estamos trabalhando no momento.




Fonte: Carlos Bayard Porto

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page