A banda baiana Demo Tape mostra que chega com força e qualidade no mercado rocker brasileiro com o lançamento de Samba do Caos, primeira demo do quarteto formado por Ivan Marques (voz/guitarra), Henrique Ferreira (guitarra), Fábio Sanches (baixo) e Alan Abreu (bateria). O EP conta com seis faixas autorais gravadas em outubro de 2023, em Salvador, e possui pitadas de grunge, stoner, pós-grunge e metal.
“Somos uma banda com quatro amigos e músicos criativos que se juntaram para tocar para frente um projeto maduro, que abarca anos e anos de experiência de rock nos palcos e estúdios na Bahia, no Brasil e no exterior. Samba do Caos é uma primeira amostra do potencial e da força que a Demo Tape tem”, explica o vocalista e guitarrista Ivan Marques, que também é o principal letrista da banda.
Marques explica que o processo de produção do trabalho artístico veio um ano após a formação da Demo Tape. “Chegamos no estúdio já compondo, com o intuito de ser um projeto autoral”, diz. A banda escolheu o Estúdio do Beco para gravações e teve Vicente Fonseca, além do baterista Alan Abreu, como produtores de Samba do Caos. “Nossa ideia era fazer como antigamente. Planejamos tudo, entramos no estúdio, gravamos em um turno e saímos. Até a voz principal é da gravação com todo mundo junto, na mesma sala, ao vivo”, revela Abreu.
De acordo com os integrantes da Demo Tape, eles consideram a obra como ‘demo’ porque foi realizada com recursos limitados e nesse modelo de todo mudo junto, ao vivo. “Isso não significa que não é uma gravação profissional, até porque, hoje, a qualidade e a disponibilidade de equipamentos são muito diferentes do que no passado. Vicente era o cara certo para isso, com entendimento do nosso som. Por isso, o escolhemos para gravar esse primeiro trabalho”, complementa o guitarrista Henrique Ferreira.
Além do quarteto, a demo conta com uma participação externa apenas. O violoncelista e maestro Josemir Valverde toca violoncelo em Acerto de Contas, faixa que encerra Samba do Caos. “Josemir é um amigo de longa data e gravou essa participação especialmente pra gente lá da Austrália. Estávamos procurando um jeito interessante de encerrar essa música e a demo, e acho que o resultado ficou ainda melhor do que esperávamos”, conta Abreu.
O título do trabalho já havia sido escolhido antes mesmo da gravação. “É engraçado porque, naquela dúvida de achar o nome para a banda, a gente brincou com ferramentas de inteligência artificial e, numa dessas tentativas, apareceu Samba do Caos. A gente concordou que não era um nome legal para uma banda, mas funcionava demais para um título de disco”, relembra o baixista Fábio Sanches. “Somos brasileiros, baianos e soteropolitanos e essa é a nossa maneira de fazer música. Entre os vários “sambas” que existem no Brasil, o nosso é o Samba do Caos”, declara Abreu.
O resultado final é um disco que traz o peso do rock embalado por letras que são bem cotidianas aos brasileiros. Ao longo de quase meia hora de música, a Demo Tape passeia por canções mais introspectivas, com experiências pessoais, como Viva as Marcas e Luz e Escuridão, e outras com forte tematização política, como Castelo de Pedras, Acerto de Contas, Você Não Faz Falta e Auto de Resistência. Em comum a elas, a pegada e a intensidade rocker e qualidade musical na execução por parte dos integrantes.
“Ficou além do esperado e temos sentido uma recepção muito boa das músicas nas apresentações que fizemos. É um material que reúne nossas influências do passado e algumas mais atuais e que, acredito, confluíram num estilo bem característico da gente. Estamos sempre em evolução e já temos composições para, em breve, produzirmos um álbum completo”, garante Marques.
Samba do Caos já pode ser encontrado nas principais plataformas de streaming na internet, acessadas por meio de linktr.ee/demotapeoficial.
Fonte: Demo Tape
Comments