Álbum conceitual explora temas históricos e mitológicos, com destaque para a figura de Caronte
A banda mineira Exorddium, formada por Eduardo Bisnik (vocal), Paulo Souza e Túlio Zeferino (guitarras), Fernando Amaral (baixo) e Samuel Bernardo (bateria), apresenta seu terceiro álbum de estúdio, "Observador das Eras", disponível nas plataformas digitais.
Produzido por André "Damien" Carvalho (Paradise in Flames) no estúdio Maçonaria do Áudio, com arte de Thiago Akira e design gráfico de Marcos Andrade, "Observador das Eras" explora temas históricos e mitológicos, com destaque para a figura de Caronte, o barqueiro das almas na mitologia grega. A narrativa conecta todas as faixas do álbum, apresentando episódios históricos como a Inconfidência Mineira, a Segunda Guerra Mundial e a invasão asteca pelos espanhóis, além de reflexões sobre a condição humana e questões existenciais.
"Caronte é retratado como um ser onisciente, que tudo sabe e vê, o barqueiro responsável por atravessar as almas dos falecidos pelos rios Estige e Aqueronte até o mundo dos mortos, Hades. As faixas narram episódios históricos da humanidade, partindo da premissa de que Caronte testemunhou todas as eras da Terra e os acontecimentos que marcaram sua história", detalha Eduardo Bisnik.
Com faixas como "Portais para o Delírio", inspirada no poema "Ozymandias", e "Máquina do Horror", que narra o ataque nuclear a Hiroshima, o trabalho reforça a proposta da banda de aliar peso sonoro e profundidade lírica. A última faixa, "Caronte", encerra o álbum amarrando o conceito que permeia toda a obra. "A faixa 'Inconfidente' fala de um personagem mineiro nacionalmente conhecido, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Já 'Espelho da Alma' aborda o mal do século, segundo a OMS: a depressão e seus efeitos nocivos. Os versos transmitem uma energia otimista para que a gente encontre em nós mesmo o amor próprio e consiga, assim, superar a baixa estima", acrescenta Bisnik.
Confira a faixa "Inconfidente".
Formado no início de 2004, na cidade de Contagem, o grupo se destaca pela mistura de heavy metal clássico, influenciado por nomes como Black Sabbath, Judas Priest, Dio, Running Wild, Grave Digger e Kamikaze. Com composições em português, a banda celebra em suas letras a paixão pelo heavy metal, além de exaltar temas como estrada, velocidade, noite, fatos históricos, mitos, guerras e batalhas. O Exorddium já conta com dois discos lançados, "Sangue ou Glória" (2013) e "Leviatã" (2017), além do DVD "Exorddium 15 anos" (2019), videoclipes e singles.
Confira "Observador das Eras" nas plataformas de streaming em:
Adquira o CD e merchandising por mensagem DM no Instagram ou através do e-mail:
Instagram: https://www.instagram.com/exorddiumoficial/
Fonte: Ricardo Batalha (ASE Music)
Commentaires